Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

XAMÃ CONTEMPORÂMEO


Som repetitivo e Drogas?que tribo é essa?estou falando dos indios TRUKÁ,que vivem na ilha assunção,no municipio de Permanbuco.
Segundo dados da funasa(2006)são cerca de 4.169 indios que mantêm sua indentidade religiosa e étnica dançando o toré(ritual de intregação entre os sentimentos indigenoas e a natureza,buscando a comexão com a energia divina),nun terreiro marcado por uma cruz lá eles passam noite a dentro com seus cânticos repetitivos acompanhados por maracás(chocalhos)feitos de cabaças e consumen a jurema,planta considerada sagrada por diferentes culturas,para encontra o mundo encantado.
A música e a dança para esse povo são o portal para um novo estado psicólogico de transedência coletiva.
Qual quer semelhança com a música eletronica é mera coincidência,não,não é.
Ai nos perguntamos:qual é a relação entre a cultura dos povos antigos e as recentes festas de música eletrônica.
O processo só se mordenizou com o aparato da tecnologia.Ao invés de chocalhos,são picapes computadorizadas já dizia Lavoisier nada se cria,tudo se transforma.Na tradição indigena o XAMÃ é o mediados entre o mundo dos vivos e o mundo espiritual.
E para chegar ao autro plano usam usam plantas como propriedades quimicas que alteram a percepção.Como se fosse um xamã. O Dj convida as pessoas a se entregal a um ritual coletivo da dança.
Com seu setelist manipula os sons. E um chanceler da vibe da galera.
Ir a uma festa eletrônica é uma experiencia multisensorioal,pois o anbiente e as batidas seguenciais fazem com que oc entre em estado de trance."Oc sente sua respiração e seu coração em outro nivel"
É o arcaico e a tecnologia que se unem,com a música computadorizada,som tribal (repetitivo)luzes psicodélicas,dança premitiva,e para alguns uso de drogas.Para encantar ainda mais tem pirofagia e circo-isso no caso das raves.para reforçar essa relação XAMÃNICA temos o tato de que o Ecstasy(bala)e o ácido lisérgico(doce)são substâncias presentes em toda a tragétoria da música eletrônica,tendo a mesma finalidade dos rituais indigenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário